segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

TEATRO

 
Na nossa escola no dia 23 do corrente mês, da parte da tarde, recebemos a visita de um grupo de teatro que representaram "O Boi e o Burro". Esta peça de teatro contou-nos, segundo eles, a verdadeira história do presépio.
Estiveram presentes alunos da escola de Armil. Esta atividade foi programada pela Biblioteca Municipal em conjunto com a Bibliotecária da nossa escola.
 
Os meninos da Sala Mágica deixam-nos um texto que nos conta um pouco do teatro visto.
 
Teatro “O Boi e o Burro”

Ontem aconteceu um momento incrível na nossa escola. Assistimos a uma bela peça de teatro organizada pela biblioteca municipal. 
Estavam vários espectadores (alunos da minha escola e da escola de Armil) a observar aquele magnífico teatro. O teatro falava-nos da importância do boi e do burro no presépio e no nascimento de Jesus. Os atores que o representavam eram excelentes atores. Interagiam com o publico e faziam-no rir.
O burro dizia que quem os levou até ao estábulo, o habitat deles, foram eles e o boi lamentou-se que já não se lembrava dessa parte da história. O burro falava e o boi contrariava as suas palavras ou seja, as suas opiniões!!! O burro achava-se sempre o mais importante.
No entanto, os dois concordaram que foram importantes nesta história. Sem eles não haveria presépio.
De seguida muito animados cantaram uma música dedicada à Maria e alegraram o público que entusiasmado aplaudiu.
De repente apareceu a personagem que iniciou esta história, o Zé. Ele dizia que era um figurante, mas o boi e o burro estavam desconfiados! Achavam que ele não era uma peça importante na história.
No final da peça os atores mostraram os seus rostos por detrás das personagens que representaram. Eram muito simpáticos! 
Depois quando terminou o teatro surgiram fortes aplausos.
 Adoramos imenso este espetáculo. Esperamos uma nova peça.
 
Texto de: Beatriz, Patrícia, Inês Sofia, Pedro

 

Educação Para a Saúde

 
Deixámos um testemunho de uma mãe/encarregada de educação que esteve presente na palestra realizada na nossa escola, no dia 23 (quinta-feira à noite), no âmbito do projeto "Educação para a Saúde" promovida pela professora Sandra, responsável por este projeto no Agrupamento.
 
“Alimentação em tempo de crise…”
No dia 23 de janeiro de 2014, a escola recebeu a visita da Dr.ª Dulce Lemos, nutricionista do centro de saúde de Fafe. A Dr.ª foi convidada para fazer uma sessão de esclarecimento a todos os pais da escola de S. Jorge.
A sua intervenção serviu para que cada um de nós realiza-se uma alimentação mais correta. O tema definido foi “ALIMENTAÇÃO EM TEMPO DE CRISE…”. Ela aproveitou este tema para iniciar a palestra, projetar um powerpoint sobre a pobreza e indicar os problemas que existem na má alimentação desde a gestação da criança até ela nascer. Devemos ingerir proteínas, hidratos de carbono, gorduras, fibras, vitaminas, água e sais minerais, como se viu no exemplo que deu através da roda alimentar. Explicou cada uma delas tendo o cuidado de associá-las a alimentos. Teve em atenção a relação alimento/preço pois há alimentos prejudiciais à saúde mas também mais caros. Referiu a importância de uma boa sopa de legumes, o cuidado a ter com as lancheiras pois vão demasiado ricas em hidratos de carbono e que cada criança deve tomar um bom pequeno-almoço, rico em fruta, leite e pão.
 Concluiu que a alimentação deve ser completa, variada e equilibrada.
Não posso deixar de referir que é de lamentar a pouca adesão por parte dos pais visto que a Dr.ª se disponibilizou para o mesmo efeito.
 Encarregado de Educação: Anabela Gonçalves
 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Estamos no inverno

Chegou o inverno
 
Chegou o inverno enquanto eu estava nas férias de Natal.
Esta é uma estação gélida em que chove tanto que por vezes causa enormes tempestades o que destroem imensa coisa. O tempo nesta altura não está tão bom como nas outras estações, mas isso não quer dizer que seja a pior das quatro estações do ano. Como está muito frio temos que nos agasalhar para isso usamos cachecóis, luvas, gorros e camisolas forradas. Para nos proteger da chuva, usamos kispos quentes. Nesta época há poucos frutos mas há alguns como o kiwi, a tangerina a laranja e o dióspiro que são frutos deliciosos.

No inverno também festejamos o Natal, Ano Novo, os Reis e o Carnaval, estas festas são muito divertidas.
Esta estação tem muitas cores mas destaca-se o cinzento e também tem o azul e o verde--escuro. Nesta estação pode haver diversos sentimentos como melancolia, tristeza e solidão.
Apesar de não ser a minha estação preferida eu adoro o inverno!
                                                           Beatriz, 3.º ano, Sala Mágica 


Os nossos trabalhos

Chegou o inverno

 O inverno é uma estação do ano que eu gosto muito.
Gosto do inverno porque pode cair neve, e assim já posso fazer bonecos de neve.
Mas ultimamente o tempo tem estado muito chuvoso e frio. Quando venho para a escola trago um kispo preto e verde, luvas e cachecol, e às vezes gorro e umas botas bem quentinhas.
Para o lanche da manhã, a minha mãe coloca na minha lancheira umas vezes tangerina e outras laranjas.
Se o tempo ficar bom todos juntos e felizes os Reis de porta em porta vamos cantar.
Eu gosto do inverno mas espero que a primavera chegue rápido!
                         Nuno, 3.º ano, sala Mágica 
Painel de inverno, sala mágica
 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cantar dos Reis

No dia 10 do corrente mês, durante a manhã, os meninos da Sala Mágica foram ao Pavilhão Multiusos ouvir cantar os reis ao Senhor Presidente da Câmara. Desta vez fomos só assistir. Chegámos lá um pouco cansados porque fizemos o percurso a pé. Mas foi bom ouvir alguns grupos de alunos a cantar os reis. Voltamos para a escola muito bem dispostos e com vontade de começar a cantar os "nossos" reis.
E assim foi, quando as condições climatéricas  permitiram´, a escola de S. Jorge deslocou-se por algumas ruas circundantes à escola para cantar os reis em algumas casas, fábricas , cafés,...
Fomos muito bem recebidos e desde já agradecemos a todos os que nos quiseram ouvir.

Também convidados os pais/encarregados de educação assim como familiares dos alunos, para nos ouvirem cantar os reis aqui na nossa escola. A participação dos pais foi muito positiva, o nosso hall estava cheio. Cantamos e aproveitamos para fazer uma singela homenagem à Professora Luísa que se aposentou. Os pais /encarregados de educação ofereceram-lhe uma pequena lembrança de modo a agradecer-lhe o carinho e a disponibilidade sempre demonstrados enquanto coordenadora e professora desta escola.