quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"O NUNO ESCAPA À GRIPE A"

Ontem fomos ao anfiteatro, na minha escola, visualizar um livro da Biblioteca Digital contemplado no Plano Nacional de Leitura intitulado “O Nuno escapa à gripe A”.

Vamos contar a história.

A mãe do Nuno tinha recebido um telefonema da tia a avisar que não podiam jantar juntos, como tinham combinado. Ela disse que a Sara estava com gripe A
Ao ouvir o telefonema o Nuno perguntou à mãe o que era um vírus. A mãe explicou-lhe que um vírus eram seres microscópicos que atacavam o nosso organismo.
Então, o Nuno perguntou-lhe qual era o nome do vírus que provocava a gripe A e ela respondeu que se chamava H1N1
Nesse preciso momento a mãe abriu um livro falante e ouviu –se uma gargalhada maldosa que dizia que era o vírus que provocava a gripe e que era conhecido pelo nome de H1N1, e era terrível, disse ainda ao Nuno que se ele estivesse com a sua prima Sara nos próximos 7 dias os seus irmãos o infectavam.
Mas a Sara era uma menina civilizada tapava com um lenço de papel ou o braço a boca quando tossia e espirrava. O vírus não se deu por vencido e continuou a dizer que resistia à água, odiava sabonete e desinfectante e ia conseguir levar a melhor, porque tinha muitas armas secretas, não lhes haviam de escapar, referia ele já enraivecido.
O Nuno como era mais esperto do que ele conseguiu não ficar infectado com a gripe A. E foi assim que o Nuno escapou à gripe A.

Alguns cuidados a ter no dia-a-dia para nos protegemos do vírus H1N1

→ Lavar as mãos várias vezes ao dia. Podemos utilizar sabão azul, gel alcoolizado e sabão líquido.

→ Quando colocarmos as mãos em qualquer lado evitar tocar nos olhos, na boca e no nariz.

→ Quando se espirra ou tosse usar um lenço de papel e deita-lo de seguida ao caixote do lixo, se não tivermos, colocamos o braço à frente da boca.

→ Não usar adornos e relógios.

→ Desinfectar o teclado do computador.

→ Não emprestar o nosso material escolar a nenhum colega.

→ Quando secarmos as mãos, devemos utilizar o toalhete para abrir a porta.

4 comentários:

sofia disse...

É uma história bonita,demonstra a importância da higiene das mãos neste combate á gripe A.

veronica disse...

" A Gripe A " tem sido objecto de diversas " palestras".
Tenho a certeza que a história aqui recontada, cativou o interesse dos nossos meninos, e todos eles já sabem as precauções a tomar, no dia a dia, para evitar o contágio deste virús.
Só nos falta esperar, com calma e sem pânicos, que ele desapareça com a mesma rapidez com que se propagou...

Lusito disse...

Muito bem. Temos e fazer como o Nuno - escapar também à gripe - porque temos cuidado, porque estamos informados, porque somos mais espertos que o vírus.
Vamos continuar a lavar as mãos a toda a hora, não dar abraços nem beijinhos, nem trincas nem lambidelas e vamos fujir de quem espirar.
Pimpão

silvia gabriela disse...

Nós, os alunos da sala mágica, estamos de parabéns!Com a ajuda da e dedicação da nossa professora temo-nos divertido muito. Aprendemos a brincar com as palavras e sem querer estamos a ficar uns verdadeiros mestres das palavras. A salada de fruta estava uma delícia! Não acham? deveriamos fazê-la mais vezes.
Carolina Freitas