Era uma vez um pastor, um pastor novo que vivia numa aldeia muito distante e só tinha um amigo que era um pequeno cachorro.
Ele numa noite quando pensava estar acordado sonhou com uma estrela que o incentivou a concretizar o seu desejo de chegar à serra que via ao longe.
Passou várias noites a tentar ver a sua estrela e depois de alguns dias nessa expectativa decidiu partir em busca do seu sonho, tornar realidade o seu sonho de infância.
Levou com ele tudo que tinha, que não era quase nada, e na hora da despedida à aldeia o seu cão ladrou. Com essa acção os aldeões aperceberam-se que ele ia partir e avisaram-no da loucura que estava a cometer dizendo-lhe que ia passar frio e fome. Mas ele não lhes deu ouvidos e iniciou a sua longa caminhada.
Passado alguns anos o seu cão não aguentando mais faleceu e foi enterrado à beira de uma estrada e com essa tragédia o pastor teve de continuar a sua jornada só com a estrela e com a sua esperança.
Ilustração: Carolina Cunha |
Depois de tanto andar o velho pastor chegou à serra e foi até ao topo. Tinha chegado ao seu destino, sentia-se muito mais realizado depois do seu grande feito.
Esta estrela e este pastor chegaram aos ouvidos do rei do mundo que enviou os seus mensageiros para fazerem a sua proposta de trocar as maiores riquezas pela sua estrela.
Mas depois de pensar bem e de olhar à sua volta ele respondeu com toda a calma que não queria riquezas nenhumas.
Passado algum tempo ele morreu e foi enterrado debaixo de uma fraga (pedra rochosa).
Nessa noite a estrela brilhou com mais intensidade e os aldeões reconheceram-na.
A partir daí esta serra passou a chamar-se serra da Estrela em homenagem ao pastor e à sua estrela.
Henrique
3 comentários:
Olá bom dia,
Este reconto da "Lenda da Serra da Estrela" está muito bonito e a ilustração acompanha.
É bom saber que vocês já conseguem perceber um pequeno texto com alguma complexidade e este reconto é o exemplo disso.
Parabéns
Olá a todos.
Este reconto não podia estar mais bonito do que o que está, a ilustração está magnífia e a condizer.
Beijinhos da Bia
É interessante estas coisas que a vossa professora vos ensina, dá-se ao trabalho de vos ensinar coisas so para enriquecer a vossa sabedoria.
Muitos parabens eu adorei este reconto da "lenda da serra da estrela". Continuai assim e muitos beijinhos!!!!
Enviar um comentário