sexta-feira, 6 de março de 2009

TEXTOS INFORMATIVOS

No âmbito do PNEP, no dia 3, trabalhámos o texto informativo.

Aprendemos que este tipo de texto informa o leitor, concede conhecimento e permite a interdisciplinaridade.
Numa primeira fase da aula, apresentamos o título do texto "A conservação do panda gigante". Através do título antecipamos conteúdos. Dialogamos sobre o que sabíamos que se relacionava com o texto e o que gostaríamos de saber.

De seguida preenchemos uma Ficha Individual de Registo (este trabalho foi realizado individualmente).
Numa segunda fase, apresentámos o texto em PowerPoint que foi lido por um aluno.



De seguida, entregou-se o texto em suporte de papel a cada aluno. Nesta fase da aula foram tiradas notas, sublinhadas informações novas, como forma de realçar aspectos determinantes do texto.
Foi entregue uma nova ficha que continha um esquema gráfico para identificar relações de Causa e Efeito. Os alunos apoiaram-se na informação retirada do texto aquando da sua interpretação, identificando as causas da extinção do panda gigante.


Numa terceira fase apresentamos um filme com o objectivo de aprofundar e solidificar aprendizagens adquiridas, tendo em vista a realização da actividade seguinte. Esta actividade consistia no preenchimento de um Mapeamento Visual aplicando os conhecimentos adquiridos.


Numa quarta fase, fez - se a discussão do trabalho realizado pelos grupos e uma síntese da informação .

E por último o preenchimento da ficha de registo para sintetizar a informação por categorias para verificação da compreensão do texto e tema em estudo.






3 comentários:

veronica disse...

O tema escolhido fascinou o meu João.
E a forma como o tema lhe foi apresentado, conseguiu transmitir-lhe imensas informações, de tal forma que no dia 3 de Março, o meu filho não falava noutra coisa:
desde o peso do bébé à nascença, a ser uma raça em extinção.
Parábens à Professora Lourdes pela maneira como envolve os alunos na aprendizagem!

Dalila disse...

Bom dia a todos,
Esta forma de transmitir informação e conhecimento tem funcionado muito bem. Por isso continuem, todos, a trabalhar e a dedicar-se desta forma porque os resultados são surpreendentes para todos.
Beijinhos para todos os mágicos e fadas da sala

Vânia Sofia disse...

ola eu achei a aula muito intersante porque nos informa as caracteristicas do panda e alem disso foi assistida por o professor Vitor da carlos teixeira