No âmbito do PNEP, no dia 3, trabalhámos o texto informativo.
Aprendemos que este tipo de texto informa o leitor, concede conhecimento e permite a interdisciplinaridade.
Numa primeira fase da aula, apresentamos o título do texto "A conservação do panda gigante". Através do título antecipamos conteúdos. Dialogamos sobre o que sabíamos que se relacionava com o texto e o que gostaríamos de saber.
De seguida preenchemos uma Ficha Individual de Registo (este trabalho foi realizado individualmente).
Numa segunda fase, apresentámos o texto em PowerPoint que foi lido por um aluno.
Aprendemos que este tipo de texto informa o leitor, concede conhecimento e permite a interdisciplinaridade.
Numa primeira fase da aula, apresentamos o título do texto "A conservação do panda gigante". Através do título antecipamos conteúdos. Dialogamos sobre o que sabíamos que se relacionava com o texto e o que gostaríamos de saber.
De seguida preenchemos uma Ficha Individual de Registo (este trabalho foi realizado individualmente).
De seguida, entregou-se o texto em suporte de papel a cada aluno. Nesta fase da aula foram tiradas notas, sublinhadas informações novas, como forma de realçar aspectos determinantes do texto.
Numa terceira fase apresentamos um filme com o objectivo de aprofundar e solidificar aprendizagens adquiridas, tendo em vista a realização da actividade seguinte. Esta actividade consistia no preenchimento de um Mapeamento Visual aplicando os conhecimentos adquiridos.
Numa quarta fase, fez - se a discussão do trabalho realizado pelos grupos e uma síntese da informação .
3 comentários:
O tema escolhido fascinou o meu João.
E a forma como o tema lhe foi apresentado, conseguiu transmitir-lhe imensas informações, de tal forma que no dia 3 de Março, o meu filho não falava noutra coisa:
desde o peso do bébé à nascença, a ser uma raça em extinção.
Parábens à Professora Lourdes pela maneira como envolve os alunos na aprendizagem!
Bom dia a todos,
Esta forma de transmitir informação e conhecimento tem funcionado muito bem. Por isso continuem, todos, a trabalhar e a dedicar-se desta forma porque os resultados são surpreendentes para todos.
Beijinhos para todos os mágicos e fadas da sala
ola eu achei a aula muito intersante porque nos informa as caracteristicas do panda e alem disso foi assistida por o professor Vitor da carlos teixeira
Enviar um comentário