quarta-feira, 14 de outubro de 2009

0S NOSSOS TEXTOS

Como era hábito e do agrado dos alunos a construção de textos a "Brincar com as Palavras", voltamos a produzi-los, aplicando as aprendizagens adquiridas na área de Estudo do Meio.

O Nosso Corpo

Humano é o nosso corpo

Corpo que é formado por cabeça, tronco e membros

Membros inferiores e superiores

Superior é a pele que cobre o nosso corpo

Corpo formado pela derme e epiderme

Epiderme no corpo

Corpo com músculos

Músculos que fazem movimento

Movimentos voluntários e involuntários

Involuntários alguns órgãos

Órgãos protegidos pelo esqueleto humano

Esqueleto humano com duzentos e seis ossos

Ossos ligados por articulações

Articulações nos cotovelos, punhos, joelhos

Joelhos, tornozelos e dedos

Dedos que massajam suavemente

Suavemente as distensões

Distensões e escaldões

Escaldões na pele não protegida

Não protegida com protector solar

Protectores solares elevados

Elevados são os raios ultravioletas

Ultravioletas entre as onze e as dezasseis horas

Horas prejudiciais

Prejudiciais são as lesões

Lesões que causam o envelhecimento

Envelhecimento do NOSSO CORPO.

Francisca - 4ºano

O Nosso Corpo

Corpo com órgãos

Órgãos que estão em vários aparelhos

Aparelho circulatório

Circulatório e respiratório

Respiratório e digestivo

Digestivo que faz a digestão

Digestão feita no estômago

Estômago protegido pelos músculos

Músculos relaxados

Relaxados e contraídos

Contraídos e involuntários

Involuntários porque se movimentam independentemente da nossa vontade

Vontade de aprender

Aprender com o cérebro

Cérebro protegido pelo crânio

Crânio situado na cabeça

Cabeça, tronco e membros

Membros formados pelos ossos dos braços e das pernas

Pernas revestidas por pele

Pele com duas camadas

Camadas como a epiderme

Epiderme e derme

Derme camada mais grossa

Grossa nos calcanhares

Calcanhares que suportam o nosso corpo

Corpo grande e pequeno

Pequeno o grande coração

Coração e pulmões

Pulmões que nos fazem respirar

Respirar e Viver.

João 4º ano

A Viagem da Maçã

A maçã entra na boca para ser cortada, triturada e mastigada.

Mastigada com a ajuda das glândulas salivares para formar o bolo alimentar.

Bolo alimentar que pela faringe e esófago vai até ao estômago chegar.

Chegar lá para se transformar em partículas pequenas com ajuda dos sucos gástricos.

Sucos gástricos que não vão precisar de trabalhar.

Trabalhar quando o bolo alimentar no intestino delgado parar.

Parar não muito tempo, porque vai voltar a funcionar

Funcionar para em partículas mais pequenas ficar.

Ficar assim, graças aos sucos pancreáticos e à bílis para em nutrientes se tornar e o sangue aproveitar.

Não aproveitáveis ao intestino grosso vão parar e que irá expulsar através do ânus e assim a viagem da maçã vai terminar.


Henrique, 3.º ano

A Viagem da Maçã

A senhora maçã leva uma dentada,

Dentada dada pela boca,

Da boca faz uma visita à faringe,

A faringe manda-a para o esófago,

Esófago que parte para o estômago,

Estômago onde se transforma em partículas,

Partículas que viajam,

Viajam para o intestino delgado,

O intestino delgado volta a transformá-las,

Transformá-las e separá-las,

Separá-las em boas e más,

Más para o intestino grosso e boas para o sangue.

Carolina Freitas 3.º ano

4 comentários:

Dalila disse...

Boa tarde,
Os vossos textos são muito divertidos e engraçados, continuem empenhados em fazer mais e melhor que serão recompensados pelo esforço.
Beijinhos para todos
Dalila

Cristina e Ana Francisca disse...

É com muito entusiasmo, que as crianças assimilam as matérias dadas e brincam ao elaborarem estes divertidos textos. Parabéns!!!

veronica disse...

O corpo humano é, sem dúvida, uma grande máquina, composta por diversos elementos que, no seu conjunto,formam um todo.
Apesar da diversidade
desses elementos, mais uma vez, os nossos meninos demonstraram ter a lição bem estudada e os textos construidos a " brincar com as palavras", são bem exemplificativos!!
Parábens a todos!

Marisa Gomes disse...

Todos os trabalhos aqui publicados merecem uma reflexão posterior à sua leitura. Todos eles podem ajudar a ver de forma divertida assuntos bastantes sérios. É importante que o empenho de todos continue de modo que as crianças de hoje venham a ser os construtores do futuro risonho de todos nós!