domingo, 1 de fevereiro de 2009

MAPAS SEMÂNTICOS


DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO LEXICAL

No dia 26 de Janeiro no âmbito da formação do PNEP, trabalhámos a importância do ensino explícito do léxico na compreensão da leitura e na produção textual.
Partimos de um texto de Matilde Rosa Araújo que foi adaptado e nos falava sobre o Inverno. Apresentámo-lo em PowerPoint.




A actividade foi desenvolvida em pequenos grupos.
Explorámos o texto ao nível ideológico. Depois de discutido o tema "Inverno" e tudo o que o caracterizava, os alunos elaboraram uma lista de palavras que estavam relacionadas com o tema em estudo. Dessa lista foi evidenciado um vocábulo que suscitou maiores dúvidas ao nível da sua significação.
Este vocábulo foi trabalhado ao nível semântico (estudo do seu significado), morfologia, derivação (sufixo e prefixo) e radical (palavra mãe).

Foram surgindo novas palavras. Aqui foi interessante ver os alunos muito activos e muito empenhados em descobrir novas palavras, através do radical da palavra dado.




A partir da palavra "INVERNO" criámos um mapa semântico representando graficamente a relação entre a palavra dada e outras que foram surgindo.

Eis como ficou construído o nosso Mapa Semântico


O desenvolvimento desta actividade teve como objectivo o aprofundamento do conhecimento lexical dos alunos e consequentemente usada como estratégia para o desenvolvimento da compreensão da leitura.
Foi uma actividade de aprendizagem bastante frutífera e motivadora de aprendizagens. Devemos, citando o nosso formador "transformar os nossos alunos em bons leitores mas também em bons compreendedores".

1 comentário:

Dalila disse...

É bom que se desenvolvam actividade com o objectivo de incentivar e motivar os alunos à leitura. O gosto pela leitura cimenta-se pela prática e a prática é muito pedagógica.