quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia Mundial da Terra




Hoje, dia 22 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Terra. Este dia foi instituído em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto a nível nacional contra a poluição. A partir de 1990 a data internacionalizou-se, ao mobilizar 200 milhões de pessoas em 141 países.

Este dia criou-se com a finalidade de relembrar a população mundial da sua responsabilidade na protecção do planeta Terra.

A alteração do clima constitui um dos maiores problemas ambientais que a humanidade terá de enfrentar no novo milénio.


Este dia deve servir como um momento de reflexão para todos nós enquanto cidadãos, sobre o peso das nossas decisões do dia-a-dia, sobre a forma como as nossas rotinas contribuem para um desenvolvimento muito pouco sustentável. Num mundo globalizado é difícil ter a noção do ciclo de vida de muitos dos produtos que adquirimos ou usamos diariamente. Devemos informar-nos e adoptar práticas mais responsáveis de modo a contribuirmos para um melhor ambiente.


Neste sentido, não deixámos passar em branco este dia, na nossa sala, relembrando a importância da reciclagem e a necessidade da diminuição do lixo que fazemos, economia da água e energia eléctrica. Só com o contributo de todos conseguiremos que o Planeta Terra não seja destruído pela humanidade.

Aqui ficam algumas ideias tiradas dos textos produzidos pelos alunos.

Este dia é muito especial, porque é o dia mundial da Terra, e então temos que cuidar muito bem dela.” Beatriz

Este dia foi criado para lembrar às pessoas que devemos proteger o Planeta, mas infelizmente algumas, não se preocupam com isso.” Henrique

Devemos ensinar as pessoas a Reciclar, Reutilizar, Reaproveitar, Responsabilizar e Renovar.” Catarina

Se todos reciclarmos e cumprirmos os cinco erres, o Planeta vai melhorar.” André

O mundo está nas nossas mãos.” Pedro

1 comentário:

Dalila disse...

Todos nós temos responsabilidade pelo estado do ambiente, e é bom que tenhamos essa consciência. É bom ver que todos vocês se preocupam com o ambiente e querem cuidar dele. Eu tenho dois “eco mosqueteiros” em casa que nos ensinam a nós (pais) muitas coisas sobre os cuidados a ter no dia a dia. Beijinhos para todos