domingo, 7 de março de 2010

O CICLO DE ESCRITA

No passado dia três (quarta-feira) realizámos mais uma tutoria do PNEP. Desta vez tínhamos como objectivo trabalhar a produção de um texto.
Com este tipo de actividade pretendemos consciencializar os alunos da existência das diferentes fases do ciclo escrita, e que esta deve ser trabalhada e treinada, de modo a tornarem-se cada vez mais autónomos na realização de tarefas de escrita.
Neste sentido, realizámos algumas actividades. Começámos por apresentar a proposta de trabalho. De seguida projectamos algumas imagens no retro-projector. Pretendíamos que os alunos, através das mesmas, antecipassem o tema em estudo. Aqui os alunos fizeram a associação de ideias e conceitos, fazendo a mobilização de conhecimentos.
Foi feito o registo da "chuva de ideias"em folha própria, em trabalho de pares. Apresentamos um filme, (que irão visualizar de seguida,) que tinha como finalidade aprofundar o conhecimento sobre a temática de escrita, assegurando a mobilização de conhecimentos prévios e a sua articulação com novas informações melhorando a Chuva de Ideia.

Seguidamente, no quadro preto, foi feito o preenchimento/organização /selecção e síntese das ideias que surgiram na chuva de ideias.

Chuva de Ideias     








                                                         
                                                                 Organização da Informação
Pediu-se aos alunos para redigirem o texto, com a ajuda da ficha/esquema (planificação). Esta serviu de ponto de partida para a redacção do texto (textualização).

                                                                  Textualização

Os textos dos diferentes pares foram lidos, de forma a haver uma partilha de informação e, assim, partiu-se para a construção do texto final com a ajuda da combinação de ideias dos vários textos apresentados.
Colectivamente, no quadro preto, foi feito a organização e a estrutura do texto, que foi crescendo pouco a pouco com a colaboração de todos. Foi-se corrigindo as frases que se iam construindo fazendo-se deste modo, a revisão. Esta ia sendo feita à medida que o texto se ia redigindo, ao discutir a melhor forma de dizer o que se queria, a pontuação, os parágrafos, enfim, tanto a nível semântico como ortográfico. Deu-se, assim, corpo à planificação, à textualização e à revisão.

Globalmente, achamos, que esta tutoria mostrou-se bastante profícua e proveitosa.




                                                                 Texto final.

1 comentário:

Henrique disse...

Na nossa aula dissemos coisas importantes para salvar o ambiente, mas para isso é preciso que todas as pessoas cumpram e respeitem o meio ambiente só assim o podemos salvar.
Até amanhã