quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CHEGOU O OUTONO

Carolina Freitas
O Outono

O Outono está a chegar e temos de nos preparar para os dias que vão ficar cada vez mais frios. É nesta altura que as andorinhas partem e voltam na Primavera.
Nesta altura do ano nota - se que o tempo começa a ficar mais húmido e o céu mais cinzento e o sol já não brilha tanto como nos dias de verão. Os dias ficam mais pequenos e as noites maiores, isto porque anoitece mais cedo e chegam também as primeiras chuvas.
As árvores ficam despidas das suas folhas e estas ficam amarelas, vermelhas e laranja. Os ouriços começam a brotar as castanhas, e é no Outono que se festeja o S. Martinho, a festa onde é costume comer castanhas e beber o vinho novo.
As espigas amadurecem e os agricultores colhem o milho que fica cada vez mais dourado.
Alguns animais começam a armazenar comida para o inverno, porque quando chegar esta estação eles já não podem procurar comida e podem morrer.
Os frutos desta época são os figos, maracujá, marmelos, romã, castanhas e dióspiro, que é o meu fruto preferido
Outono vai demorar a passar, até porque agora já não posso brincar lá fora, mas vou tentar aproveita – lo da melhor maneira.
JOÃO RICARDO

Bea
 
O Outono
Outono chegou, não é a minha estação do ano favorita mas também gosto. Nesta estação os dias ficam mais curtos porque anoitece mais cedo.
Este ano o Outono começou com uns chuviscos, mas passaram rapidamente.
O clima fica mais húmido e o céu mais cinzento.
Nesta estação os meus avós convidam a família toda para fazer as vindimas e pisar as uvas, isto é a parte que eu gosto mais. Quando acabámos gosto de beber vinho doce.
Eva
Nesta época do ano as andorinhas começam a partir e os ouriços dos castanheiros começam a brotar para sair o maravilhoso fruto que eles guardam.
As folhas começam a mudar de cor e a cair, formando tapetes estaladiços muito bonitos e coloridos. As espigas começam a amadurecer e as pessoas começam a colher o milho dourado, que depois é levado para os espigueiros onde é tirado grão por grão numa máquina chamada malhadeira.
No Outono há também uma festa chamada S. Martinho e fazem-se os Magustos.
No Outono também temos vários frutos saborosos como a romã, a castanha, o dióspiro, as uvas, os figos, a maçã, o maracujá e o marmelo.
É uma estação muito divertida e fixe.

Pedro José
O Outono
O Outono chegou.
Nesta estação muita coisa muda. As folhas começam a cair, as andorinhas partem, …  o sol já não brilha com tanta intensidade, porque o tempo vai arrefecendo, os dias vão ficando cinzentos, ficam mais curtos e as noites maiores.
No Outono aparecem as romãs, as saborosas castanhas, os maduros figos, as apetitosas uvas, as maçãs de várias cores, o maracujá, os marmelos,…
Com a chegada do Outono as folhas mudam de cor, começam a cair e a formar tapetes estaladiços no chão.
No princípio do Outono chegam as vindimas para dar origem ao bom vinho desta altura. Nesta altura do ano as espigas amadurecem e colhe-se o milho douradinho, os ouriços dos castanheiros começam a brotar as saborosas castanhas.
As modificações da Natureza são muitas.
O Outono é o tempo a envelhecer!!!
                                                                                                                                             Bruna


Bruna

2 comentários:

Lurdes Sampaio disse...

Estes textos estão mágnificos. E recordamos as coisas boas do Outono.
Todos nós ficamos contntes por ter trabalhos no blog.

beijinhos da eva!

Dalila disse...

Olá todos,
De facto os textos estão fabulosos, estão de parabéns. Mas as ilustrações estão também muito bonitas.
Parabéns a todos.