segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Atividades com o Tangram


Hoje, na área de Matemática, estivemos a trabalhar com materiais manipuláveis -  O Tangram - e realizamos  Atividades de Investigação



Para estimular a curiosidade dos alunos perguntámos:
- Alguém conhece a lenda que conta como surgiu o Tangram?




HISTÓRIA (Uma das versões)
 
 “Um jovem chinês, que ia iniciar uma grande viajem pelo Mundo foi despedir-se do seu mestre. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho, tu irás registar tudo o que vires durante a viagem para eu poder ver quando regressares.
O jovem admirado perguntou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei mostrar tudo o que vir na viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
-Agora, tu poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que vires durante a viagem.”
- Foi pedido aos alunos que imaginassem que eram o jovem chinês e que, utilizando as sete peças do Tangram construíssem figuras sugeridas.

Eis algumas figuras construídas ...
Foi uma aula divertida, os alunos através de jogos lúdicos:


٭Exploraram, construíram e transformaram modelos geométricos e estabeleceram    relações entre eles.
٭Desenvolveram a organização espacial.
٭Fizeram composições com figuras geométricas (utilizando o Tangram).
٭Desenvolveram a imaginação.
٭Estimularam  a capacidade de ouvir e respeitaram a opinião dos colegas, promovendo a partilha de ideias como fonte de aprendizagem.



1 comentário:

Anabela Gonçalves disse...

Parabéns pelo trabalho, é o aula diferente, em que talvez estejam mais motivados.