segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação- "Como se fazia o pão antigamente"

No dia 16 de Outubro comemora-se, mundialmente, o dia da Alimentação e neste dia recebemos a avó Alice que nos mostrou o fabrico do pão no tempo dos nossos avós.
Fomos para o hall e lá encontramos a Dona Alice a peneirar a farinha e ao mesmo tempo víamos um vídeo que nos mostrou o fabrico do pão.
Depois de a farinha estar peneirada, juntámos-lhe água com sal já dissolvido, fermento e misturou-se tudo muito bem até ficar em massa. Deu um pouco de trabalho, mas no fim a massa ficou fofa. Colocou-se a massa num canto da masseira e deixámo-la repousar para levedar.
Entretanto, acendeu-se o forno com lenha. Nesse momento os meninos também foram amassar. Foi uma experiência agradável, colocar a mão na massa.
Aquecido o forno tiraram-se as brasas varreu-se com uma vassoura de giestas e começámos a preparar as bolas de massa. Com a emboladeira fizemos broas que foram levadas ao forno com uma pá de madeira, fechámo-lo e esperámos mais ou menos uma hora.
Quando o pão ficou cozido, fomos vê-lo dentro do forno. O forno estava cheio de broas que tinham uma aparência deliciosa!
Tirou-se o pão com a ferreta e colocaram-se as broas numa mesa para arrefecer.
Quando a broa estava morna foi distribuída uma broa para cada sala. Partiu-se aos bocadinhos e todos a provámos quentinha e saborosa. Todos se deliciaram!
As professoras, trabalharam muito ao trazer a confecção do pão à escola, mas valeu a pena. Com esta actividade aprendemos coisas novas e comemoramos de maneira diferente o Dia Mundial da Alimentação.
Foi uma grande lição, e esperamos continuar a ter actividades destas na nossa escola.

Texto Colectivo

2 comentários:

veronica disse...

Os meninos da Escola de S. Jorge são uns sortudos, por poderem participarem nestas actividades, que para além de divertidas são muito enriquecedoras.
Parabéns a todos pela brilhante ideia!

Mário Oliveira disse...

Infelizmente o pão que comemos hoje dia é mais ou menos o "pão que o diabo amassou". Vai rareando o pãozinho feito à moda antiga nos forninhos a lenha.

Ai que saudades!
Parabéns à Professora Lurdes e aos seus alunos por esta excelente iniciativa de promover a sua escola.
Cumprimentos
Mário Oliveira