segunda-feira, 27 de abril de 2009

25 de Abril de 1974

No Sábado passado comemorou-se o 25 de Abril. Hoje quisemos recordar esse dia tão importante para a história do nosso País.
Eva
O DIA 25 DE ABRIL


No dia 25 de Abril deu-se uma revolução chamada a revolução dos cravos. Essa revolução foi feita pelos militares contra o regime ditador que governava o nosso país.

As pessoas viviam tristes e oprimidas, não podiam manifestar opiniões ou seja não tinham liberdade de expressão. Viviam em sofrimento e com muito medo porque eram controlados pela PIDE (Polícia Politica) que prendiam e torturavam quem tivesse ideias contrárias às do Governo.

Com o 25 de Abril tudo mudou. Instaurou-se um regime Democrático onde as pessoas têm liberdade e podem exprimir as suas opiniões. Mas para isso contribuíram os “militares de Abril” entre eles Salgueiro Maia e o General Otelo Saraiva de Carvalho e Marcelo Caetano, o Presidente, foi expulso do país. Os militares ficaram a governar até haver eleições, onde todos puderam votar pela primeira vez.

O povo saiu à rua para comemorar a festa da democracia, os soldados colocaram cravos na ponta das espingardas e distribuíram cravos vermelhos às pessoas e todos gritaram “ O povo unido, já mais será vencido”.

Colectivo





Carolina Freitas

1 comentário:

Dalila disse...

A data de 25 de Abril é muito importante para todos os portugueses. É uma data de conquista, de força positiva, de cor, etc.
As nossas crianças já percebem a importancia da data, o que ela implicou e que mudanças trouxe.
É bom nunca esquecer e ter consciência do que aconteceu.
As nossas crianças estão informadas e entendem o acontecimento e as implicações que teve.
Beijinhos para todos