quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

No âmbito do tema de Área de Projecto "Educação para a Saúde" e como comemoramos no passado dia 16 de Outubro o Dia Mundial da Alimentação, estiveram, hoje, na nossa escola com o objectivo de nos elucidar e aprofundar esta temática, a Dª. Dulce do Centro de Saúde, e a Professora Adosinda,  responsável pelo projecto de Educação Sexual, do nosso agrupamento.
As senhoras presentes informaram-nos qual o motivo da sua presença na nossa escola. 
 Foi iniciada a palestra com a  história da Casinha do Zé Valentão que nos foi contada, com muita expressividade, pela Dª. Dulce.
A história falava-nos de três irmãos que tinham grandes diferenças ao nível do seu corpo e da sua alimentação. O Zé Valentão, menino forte e saudável tinha uma alimentação variada e equilibrada; o João Balão, menino guloso e pouco cuidadoso com os alimentos que ingeria tinha-se tornado um menino gordo e com uma grande barriga; o António Molengão, menino magro e pequeno andava sempre enjoado, nunca tinha apetite e estava constantemente com dores de barriga.
Como verificamos dois destes irmãos não respeitavam a roda dos alimentos. Tornaram-se,  um,  sem força e energia não desenvolvendo o seu corpo, outro, demasiado obeso  cansando-se rapidamente. No entanto, havia um dos três irmãos que cumpria e respeitava a roda dos alimentos e por isso era saudável, inteligente e com muita energia.
Esta história mostra-nos a importância de ter uma alimentação variada e equilibrada. Só assim teremos energia para podermos brincar e estudar e assim seremos saudáveis.
Colectivo
Agradecemos à Dª. Dulce e à Prof. Adosinda a sua presença. Muito obrigada.



 Elaboramos um desdobrável com os trabalhos produzidos pelos alunos, no Dia Mundial da Alimentação. Esse desdobrável será entregue aos pais / encarregados de educação para que reflictam sobre esta temática.

3 comentários:

Henrique disse...

Olá a todos.
Ontem foi um dia muito divertido e importante para nós, pois aprendemos muitas coisas valiosas para termos uma boa alimentação.
Adeus a todos.

eva miriam pires castro disse...

Quando ouvimos a história da casinha do Zé Valentão todos nós nos rimos!
adeus e beijinhos!!!

rute salomé pires de castro disse...

olá a todos!
gostei muito de poder ver como foi um dos muitos bons dias que têm passado.
xau