segunda-feira, 23 de maio de 2011

Visita de Estudo



No dia 17 de Maio realizámos a nossa visita de estudo.
Desta vez fomos à linda cidade de Aveiro e lá tivemos a possibilidade de visitar a Oficina do Doce e fazer um agradável passeio de barco. Isto passou-se no período da manhã .

Na Oficina do Doce começamos por visualiza um pequeno filme acerca da história dos ovos moles. Ficamos a saber que era um doce conventual, ou seja, começou a ser confeccionado nos conventos, porque para passar as roupas a ferro eram utilizadas claras de ovo e logicamente tinha que se aproveitar as gemas. Inicialmente, as gemas batidas com açúcar serviam como remédio para as pessoas debilitadas fisicamente, e só posteriormente se começou o fabrico do doce chamado “Ovos Moles”.

 Nós, ajudamos a completar o último processo do fabrico deste doce colocando, com a ajuda de um saco de pasteleiro, a massa feita de açúcar, gemas e água em pequenas formas que formam uma folha, feitas de farinha e água, com diversas formas. De seguida uniam-se duas folhas com a ajuda de um objecto a que se dava o nome de “livro” e o doce ficava pronto a ser aparado e prontos a ser consumidos, por todos os alunos e professores. Saboreamo-los com muito prazer e achamos que eram deliciosos, até tivemos a oportunidade de os comprar!














Seguidamente fizemos a viajem de barco pela Ria de Aveiro que tanto ansiavamos. Vimos os tradicionais “moliceiros” e os “mercanteles”.
Também tivemos a oportunidade de ver, durante a viagem navios da pesca do bacalhau e navios de transporte de madeira, assim como, as salinas.
Adoramos percorrer a “Veneza de Portugal”.


Partimos para a visita ao centro cerâmico Fanceramic. Realizamos algumas actividades e uma delas foi trabalhar o barro na roda do oleiro do Sr. Adelino que era um senhor de idade muito simpático, alegre e bem disposto.









O responsável por este Centro convidou-nos a ouvi-lo falar sobre esta rocha que pode apresentar várias durezas, umas são fáceis de moldar e outras tornam-se mais difíceis e resistentes.

Mostrou-nos diferentes peças, umas brancas, outras vermelhas e outras de cor preta. Aprendemos que as peças de cor vermelha tem haver com o barro que está com ferrugem, as de cor preta surgem de um tratamento que é feito pelo oleiro, que consiste em coloca-las num local baixo colocando à sua volta troncos de lenha finos, de seguida palha seca que é apanhada no leito do rio, quando está vazio, e então vai tapando todos os buraquinhos com terra até estar totalmente coberto, para que não entre o oxigénio e o fumo não saia. Essas peças ficam ali durante uma semana e ficam com a cor preta.
Esta ida à Fanceramic foi muito educativa e permitiu-nos adquirir novas conhecimentos enriquecendo o nosso vocabulário.

Terminada esta visita partimos alegres, e animados para de novo saborear o nosso farnel, mas desta vez acompanhado por um delicioso gelado oferecido pela escola.
Foi um excelente dia que correu lindamente!

2 comentários:

Dalila disse...

Olá bom dia,
Deve ter sido um dia repleta de alegrias e entusiasmo. Deve ter sido muito interessante experienciarem aquelas tarefas. Lindos meninos.
Beijinhos

Henrique disse...

Olá a todos.
Este foi um dia um pouco cansativo para nós mas isso não tirou todo o divertimento da visita.
Adeus e um abraço do Henrique.