terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Visita do escritor Nuno Castelo

Ontem os meninos do 3.º e do 4.º anos tiveram a visita do escritor/ilustrador Nuno Castelo. Trabalharam a sua obra "O Homem de Papelão"




BIOGRAFIA

Nuno Castelo, pseudónimo de Nuno Filipe da Silva Costa, nasce em 1971 em Luanda/Angola. Filho de pais portugueses (Trás-os-Montes), vem para Portugal com três anos de idade.
Professor, escritor, pintor, ilustrador; desde cedo revela enormes aptidões artísticas, numa originalidade fora-de-série, muitas vezes, transcendental.
Em pintura é conhecido como “O Pintor dos Pés” e referenciado como um verdadeiro marco histórico das artes plásticas nacionais e internacionais;
Criador de uma autêntica revolução pictórico -plástica e de uma nova estética de representação do Alto Douro Vinhateiro, e, em especial, do Homem Duriense, nunca antes retratada em Portugal.
Segundo alguns autores, Nuno Castelo, pela originalidade e singularidade demonstrada em diversas áreas – pintura, escrita e ilustração – é hoje considerado  um dos criadores mais promissores do panorama artístico nacional e internacional.
Em literatura tem diversos títulos publicados e prontos a publicar, destacando-se em literatura infantil Estrelinha, O Homem de Papelão, A Bruxa e o Dragão, Mário no Douro, O Rei da Lua, entre outros. Tem também poesia, romance – Heróis do Douro –, etc.
Nuno Castelo define-se como:
 Artista. Sou um artista. Faço arte escrita, pintada ou ilustrada. Sou escritor, pintor e ilustrador. Sou um criador e inventor de formas, imagens, contextos, mundos.
Acima de tudo sou investigador artístico que tenta desbravar caminhos e formas novas: "recuso-me a aceitar a ideia de que tudo está inventado e que aos novos artistas ou artistas do futuro apenas lhe restará copiar algo que já foi feito". Sim, a minha linha atual, Inconvencionalismo Angular, é pós moderna.
É ilustrador de diversas obras, nomeadamente infanto-juvenis, destacando-se o e-book A Bruxa e o Caldeirão.

 Os meninos da Sala Mágica escreveram uma poesia coletiva e apresentaram-na.
 
 
 
 
 No fim houve sessão de autógrafos para quem adquiriu o seu livro.



 Foi uma manhã muito bem passada!

Sem comentários: