segunda-feira, 10 de maio de 2010

DIA DA EUROPA

No dia 9 de Maio comemora-se o dia da Europa. Como esse dia coincidiu com um Domingo só  no dia seguinte o comemoramos na escola.
Para celebrar, este dia, a nossa turma e a turma da professora Olga  foi ao Agrupamento professor Carlos Teixeira e juntamente, com outras turmas do 4.º ano das escolas do Agrupamento festejámo-lo.
Todas as turmas participantes tocaram e cantaram o Hino da Alegria e ao mesmo tempo levantamos as bandeiras dos países que constituem a União Europeia .A nossa turma fez as bandeiras de Malta, Luxemburgo e Polónia.
Também  tivemos oportunidade de visitar  a exposição patente no polivalente da Escola Carlos Teixeira, cujo tema era o  passado  e o presente dos países da União Europeia.
Esta actividade ocorreu durante a manhã e era específica para os alunos do 4.ºano. Gostámos muito de participar.

Na sala de aula, de modo a preparar este dia, aprendemos os Símbolos da Europa:
  • Bandeira - É um símbolo não só da União Europeia mas também da unidade e da identidade. A bandeira é composta por 12 estrelas. Este número (doze) constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade.
  • Hino da União Europeia- O Hino da Alegria da 9.ºSinfonia de Beethoven.
  • Euro- Moeda única da União Europeia, adoptada em Janeiro de 2002.
  • Unidos na diversidade - Lema da União Europeia
  • O dia 9 de Maio - Neste dia - 9 de Maio de 1950 -  Robert Shuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada. Esta proposta  é considerada o começo da criação do que hoje é a União Europeia.
 Colectivo

1 comentário:

veronica disse...

Mais uma bela iniciativa que, para além de ter sido divertida ( estou certa disso),foi muito instrutiva.
Há muitas formas de transmitir o conhecimento, e esta foi, concerteza uma delas!
Parabéns pela iniciativa!