domingo, 2 de maio de 2010

JOGO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Na passada sexta-feira, estiveram duas representantes da Cruz Vermelha na nossa escola, na parte da tarde, e  apresentaram um jogo intitulado "Jogo da Alimentação Saudável" à nossa turma.
O material necessário para a sua realização é uma manta verde parecida com um tabuleiro, onde estão representados números de um a quarenta de várias cores; um dado verde, enorme e muito leve  fofinho como o algodão; coletes brancos, verdes, azuis e laranjas.
Para jogar o jogo, formamos quatro equipas de seis elementos cada uma. Cada equipa tinha um colete de cor diferente para deste modo podermos identificar os nossos colegas.
Colocámo-nos à volta do tabuleiro e iniciámos o jogo. Uma das equipas começou por lançar o dado e um elemento da equipa foi para cima do tabuleiro ocupar o lugar de acordo com o número do dado. 
Neste jogo os jogadores funcionaram como peças e iam-se movendo conforme os números do dado quando lançado.
Mas, o jogo não era só lançar o dado e movermo-nos, assim, era muito fácil e por essa razão eram -nos feitas questões relacionadas com a alimentação, logo cada casa era um desafio, por vezes fácil e outras difícil,  conforme as cores que representava. 
Sempre que um jogador lançava o dado o seu companheiro de equipa deslocava-se no tabuleiro e a equipa respondia à questão que lhe era colocada. Por vezes os jogadores deslocavam-se para a frente e outras para trás, consoante as casas do tabuleiro. 
Este jogo foi  muito divertido e produtivo, gostámos muito de o jogar. Não serviu só para recordar a importância de comermos alimentos saudáveis mas também para nos divertir, deste modo aprendemos brincando.
Colectivo

1 comentário:

veronica disse...

É bom recordar a importância de "uma alimentação saudável".
E todos sabemos que, nem sempre é fácil, convencer-mos estes " Meninos", a ingerir alimentos saudáveis.
E como " a brincar também se aprende ", continuem assim!