segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Educação Para a Saúde

 
Deixámos um testemunho de uma mãe/encarregada de educação que esteve presente na palestra realizada na nossa escola, no dia 23 (quinta-feira à noite), no âmbito do projeto "Educação para a Saúde" promovida pela professora Sandra, responsável por este projeto no Agrupamento.
 
“Alimentação em tempo de crise…”
No dia 23 de janeiro de 2014, a escola recebeu a visita da Dr.ª Dulce Lemos, nutricionista do centro de saúde de Fafe. A Dr.ª foi convidada para fazer uma sessão de esclarecimento a todos os pais da escola de S. Jorge.
A sua intervenção serviu para que cada um de nós realiza-se uma alimentação mais correta. O tema definido foi “ALIMENTAÇÃO EM TEMPO DE CRISE…”. Ela aproveitou este tema para iniciar a palestra, projetar um powerpoint sobre a pobreza e indicar os problemas que existem na má alimentação desde a gestação da criança até ela nascer. Devemos ingerir proteínas, hidratos de carbono, gorduras, fibras, vitaminas, água e sais minerais, como se viu no exemplo que deu através da roda alimentar. Explicou cada uma delas tendo o cuidado de associá-las a alimentos. Teve em atenção a relação alimento/preço pois há alimentos prejudiciais à saúde mas também mais caros. Referiu a importância de uma boa sopa de legumes, o cuidado a ter com as lancheiras pois vão demasiado ricas em hidratos de carbono e que cada criança deve tomar um bom pequeno-almoço, rico em fruta, leite e pão.
 Concluiu que a alimentação deve ser completa, variada e equilibrada.
Não posso deixar de referir que é de lamentar a pouca adesão por parte dos pais visto que a Dr.ª se disponibilizou para o mesmo efeito.
 Encarregado de Educação: Anabela Gonçalves
 

Sem comentários: